O abandono do tratamento da tuberculose e a atuação do profissional enfermeiro: um olhar sobre as referências

Autores

  • Douglas Rodrigues da Silva Universidade Estácio de Sá
  • Magdalena Souza da Silva Universidade Estácio de Sá
  • Tarciso Feijó da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Vitor Ventura Tomé Universidade Estácio de Sá
  • Lilian Moreira do Prado Mestre em enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduada em enfermagem em cardiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em enfermagem pelo Centro Universitário de Barra Mansa. Professora da Universidade Estácio de Sá.
  • Thiago Francisco Neves Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v6i2.287

Palavras-chave:

Enfermagem, Tuberculose, Atenção Primária em Saúde, Recusa ao tratamento.

Resumo

Os objetivos deste artigo foram identificar os fatores que contribuem para o abandono do tratamento da tuberculose e caracterizar as ações da equipe multiprofissional para diminuição do abandono ao tratamento, com enfoque para o profissional enfermeiro. A revisão de literatura foi utilizada como metodologia para produção deste artigo de natureza descritiva e abordagem qualitativa e os dados foram analisados considerando duas categorias previamente elaboradas. Como resultados foi possível observar que diferentes fatores contribuem para o abandono do tratamento da tuberculose, dentre eles destacamos os aspectos sócio-demográficos, o uso de drogas, o alcoolismo, a associação com outras doenças crônicas, em especial o HIV e o acesso dos usuários aos serviços de saúde. Percebeu-se, ainda, de acordo com as referências analisadas fragilidade na formação dos enfermeiros, sobrecarga deste profissional e trabalho em equipe incipiente. Concluímos que a visita domiciliar, a humanização, o acolhimento e a educação em saúde foram identificadas como ferramentas para diminuição do abandono da tuberculose. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarciso Feijó da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Saúde Pública pela ENSP;

Pós-graduado em Gestão em Saúde pela ENSP e Gestão em Saúde da Família pela UERJ;

Graduado em Enfermagem pela UNESA.

Downloads

Publicado

14-12-2016

Como Citar

1.
da Silva DR, da Silva MS, da Silva TF, Tomé VV, do Prado LM, Neves TF. O abandono do tratamento da tuberculose e a atuação do profissional enfermeiro: um olhar sobre as referências. J Manag Prim Health Care [Internet]. 14º de dezembro de 2016 [citado 21º de novembro de 2024];6(2):235-4. Disponível em: https://jmphc.emnuvens.com.br/jmphc/article/view/287

Artigos Semelhantes

<< < 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.