A experiência de telemonitoramento por equipes de saúde da família em uma Unidade Básica de Saúde
breve relato
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v13.1168Palavras-chave:
Saúde da Familia, Telemonitoramento, COVID-19, EquipesResumo
Este relato refere-se à experiência de telemonitoramento por equipes de saúde da família em uma unidade básica de saúde, entre março e dezembro de 2020. Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus e com o intuito de evitar a sua propagação entre os usuários e equipe de saúde, foi iniciado atendimento à distância às pessoas com sintomas respiratórios, utilizando-se de ferramentas disponíveis na Unidade Básica de Saúde – UBS, como o telefone fixo. Na realização desses contatos percebeu-se, alguns problemas como: instalação de telefone fixo apenas na recepção, sendo esta, um espaço muito pequeno, falta de pontos telefônicos nas demais salas, demora no tempo de espera durante as chamadas telefônicas aos usuários e a pouca adesão dos usuários no atendimento das chamadas por telefone fixo. Diante desse incômodo, percebeu-se que essa comunicação poderia ser melhorada com outros recursos. Dessa forma, a equipe realizou reuniões para reorganizar o processo de trabalho, assim sendo foi doado um smartphone por um dos participantes, assim, o processo de trabalho foi reorganizado com a participação da equipe, que prestava atendimento por meio da plataforma WhatsApp bussines, assim sendo, foi possível restabelecer o acompanhamento dos casos suspeitos e situação de saúde dos sintomáticos respiratórios e dos familiares. Essa troca de mensagens por aplicativo, serviu como um canal importante de comunicação e diálogo, abrangendo mais do que mero monitoramento, além disso, este relato mostra o quanto é possível lançar mão de novas tecnologias associadas à gestão de informação, à vigilância sanitária, à gestão descentralizada e ao trabalho esperado de equipes de saúde da família.
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