Perfil dos egressos e da produção dos Trabalhos de Conclusão de Curso de uma especialização em saúde mental
análise quanti-qualitativa entre 2011–2019
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v13.1120Palavras-chave:
Educação em Saúde, Saúde Mental, Educação à Distância, EspecializaçãoResumo
O estudo teve como objetivo analisar o perfil dos egressos e a produção dos trabalhos de conclusão de curso de um curso de especialização em saúde mental na modalidade Educação à Distância ofertado pela UNA-SUS/UFMA. Foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo e qualitativo cujas fontes de dados foram os trabalhos de conclusão de curso da especialização, as fichas de matrícula e o banco de histórico de vínculo do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde de todos os egressos do curso de especialização em saúde mental da UNA-SUS/UFMA. A coleta de dados aconteceu de agosto de 2018 a maio de 2019, de forma retrospectiva e prospectiva. As análises quantitativa e qualitativa foram realizadas através dos softwares Stata® 14 e Open EVOC®, respectivamente. A maioria dos egressos eram mulheres (77,82%), graduados em enfermagem (50,58%), atuavam na área de saúde mental, porém não tinham formação prévia na área. Identificou-se alta rotatividade de locais de trabalho comparando os anos de 2011 e 2019 e que muitos profissionais estão fora do mercado de trabalho. Os descritores dos TCC que compõem o núcleo central da análise qualitativa foram: transtorno mental (frequência: 16,08% / ordem: 1,65), saúde mental (frequência: 15,43% / ordem: 1,83) e depressão (frequência: 5,45% / ordem: 1,19), refletindo os principais contextos vivenciados no trabalho dos discentes. Ofertas de educação permanente como o curso de especialização em saúde mental são estratégias importantes para a promoção e manutenção do cuidado em saúde mental norteado pelo princípio da integralidade, da humanização e do respeito ao sujeito na sua singularidade, ao mesmo tempo, rompe os resquícios da psiquiatria clássica centrada na doença.
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