Potencialidades e fragilidades da rede de atenção às urgências e emergências na V regional de saúde, Garanhuns, Pernambuco.

Autores

  • Bruna Maria Bezerra de Souza
  • Carla Calado de Vasconcelos
  • Danielle de Melo Tenório
  • Maria Gorethe Alves Lucena
  • Reila Leliana Tenório de Holanda

DOI:

https://doi.org/10.14295/jmphc.v2i2.108

Resumo

Apesar dos esforços das políticas públicas de saúde em tentar absorver a demanda na atenção primária à saúde, a incapacidade desses serviços básicos de saúde, como também, a falta de estrutura das unidades de saúde e a reduzida oferta de serviços (muitas vezes de simples resolução), refletem no aumento da demanda aos serviços de urgência e emergência. Este ensaio visou analisar criticamente a rede de atenção às urgências/emergências na Região de Saúde de Garanhuns, Pernambuco. Servindo de base para a análise, dados relativos à região consolidados no diagnóstico promovido pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco foi utilizado. Finalmente, pôde se perceber que o aumento na demanda por esses serviços é crescente e na região não acontece diferente, pois sua rede ainda não contempla todos os níveis de atenção em urgência e emergência. As portarias existem, entretanto cabe aos gestores, as colocarem em prática e à população cabe a cobrança, através dos fóruns legítimos, conferências e conselhos municipais de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-02-2012

Como Citar

1.
Souza BMB de, Vasconcelos CC de, Tenório D de M, Lucena MGA, Holanda RLT de. Potencialidades e fragilidades da rede de atenção às urgências e emergências na V regional de saúde, Garanhuns, Pernambuco. J Manag Prim Health Care [Internet]. 1º de fevereiro de 2012 [citado 3º de janeiro de 2025];2(2):41-5. Disponível em: https://jmphc.emnuvens.com.br/jmphc/article/view/108