Percepções acerca de itinerários de práticas educativas interprofissionais em saúde
DOI:
https://doi.org/10.14295/jmphc.v13.1005Palavras-chave:
Educação Superior, Educação Interprofissional, Serviços de Integração Docente-Assistencial, Sistema Único de SaúdeResumo
A partir de programas indutores do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde do município de São Paulo, Brasil, a Universidade de São Paulo promove experiências interprofissionais de formação integradas com os serviços públicos de saúde na graduação e na pós-graduação. Este artigo trata do percurso de iniciativas originárias destes programas indutores, inseridas em cursos estruturados em modelos pedagógicos tradicionais. São exemplos uma disciplina optativa de graduação, realizada em Unidade Básica de Saúde e oferecida a estudantes de todas as áreas e o Mestrado Profissional Formação Interdisciplinar em Saúde. O cenário pedagógico mais integrado à realidade do Sistema Único de Saúde – SUS permite uma prática educativa interprofissional e serve, portanto, como uma nova estratégia de ensino-aprendizagem, mais problematizadora e com novos participantes. Espera-se da universidade o reconhecimento e o apoio a essas iniciativas de formação interprofissional para que se possa investigar e avaliar programas, projetos e serviços, bem como que essas vivências se tornem um espaço de formação e educação permanente que possam contribuir para uma prática mais completa e voltada às necessidades de saúde da sociedade.
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